A principal característica do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é a presença de obsessões e/ou compulsões.

As obsessões são pensamentos que atuam de forma intrusiva, persistente e repetitiva em nossa mente. Estas podem aparecer de diversas formas, como frases ou palavras, imagens ou cenas, entre outras. Os conteúdos das obsessões geralmente são percebidos como estranhos ou inapropriados, causando sentimentos desagradáveis como: culpa, medo, desprazer ou nojo.

Já as compulsões são comportamentos realizados na tentativa de se livrar dessas obsessões ou do desconforto provocado por elas.

Como estes comportamentos provocam um alívio imediato, eles cumprem o papel de diminuir o desconforto momentâneo. As pessoas com TOC aprendem que podem ficar aliviadas realizando tais rituais; esta seria uma forma de lidar com os pensamentos intrusivos que estão em sua mente, no entanto, ao invés de nos ajudar, acabam reforçando todos os pensamentos (obsessões). Com isso, há este ciclo – não conseguem alterar o comportamento ou o pensamento, podendo ter prejuízos em diversas áreas de sua vida: profissional, familiar, social, entre outras.

A Terapia Cognitivo Comportamental irá auxiliar o paciente com diagnóstico de TOC nos dois pilares que compõem esta psicopatologia: obsessões e compulsões. Com técnicas específicas é possível ter uma vida mais funcional!